1 de mar. de 2007

O ContoAberto de KA-AK-KIM

Mais bacana ainda do que as traduções de H.P.Lovecraft feitas pelo Viktor Chagas (também conhecido como KA-AK-KIM) e publicadas no Overmundo, é o site de nosso discreto e inspiradíssimo overcolaborador. O ContoAberto.org, que acabo de descobrir na pesquisa feita para meu post sobre as traduções de Lovecraft, salta aos olhos logo à primeira vista como um excelente projeto de difusão e discussão da literatura independente brasileira. Para falar sobre o site, prefiro usar as próprias palavras de nosso escritor-colaborador na descrição do projeto contida no próprio site:

"CONTOABERTO.ORG é um espaço experimental para reflexão literária. Um canal independente de produção e circulação de conteúdos hipertextuais.

Nascido nos idos anos 90, bem no finzinho da década, em 1999, o projeto Quem conta um ponto aumenta um conto... funcionava a partir de duas vertentes principais: uma, como galeria, expondo trabalhos e obras conclusas de escritores inéditos e desconhecidos do grande público; a outra, propondo-se a iniciar uma série colaborativa de contos e poesias, em que cada autor podia escrever seu capítulo, sua estrofe, e daí aumentar o seu conto.

Funcionando como uma espécie de revista eletrônica, as atualizações a cada versão traziam um novo desenho gráfico e novas contribuições de autores nacionais e internacionais de língua portuguesa, sem qualquer ônus para os escritores. Bastava apenas que seus trabalhos fossem remetidos para a equipe editorial do site e avaliados positivamente."


Espaços como o ContoAberto.org são fundamentais, assim como o Overmundo, para o novo movimento de crescimento da produção e publicação literária independente brasileira. O uso da rede como espaço de fomento, captação, agregação e difusão dos produtos de tantos artistas ora desconhecidos de nosso enorme país é fundalmental não apenas para a literatura, mas também para o teatro e a música independentes do Brasil (assim como de todo o resto deste mundo).

Aproveito para deixar aqui os meus sinceros parabéns para o Viktor pelo site, pelas iniciativas, pelo seu ótimo texto e, por que não, por ser um cara tão bacana.

Sem maiores rasgações de seda, vou mergulhar no ContoAberto.org e tentar descobrir algumas das coisas fantásticas que devem haver para serem descobertas por lá.


UPDATE:
O Blog do Viktor no ContoAberto é bem bacana, e o WikiContoAberto com sua proposta de produção colaborativa a muitas mãos é outra idéia muito boa do nosso bom e sábio rapaz dos pés chinelentos. Estou encantado.

Marcadores: , , , , , , , , ,

3 Comments:

Blogger contoaberto said...

Salve, Duende,

Muito obrigado pela menção mais que honrosa do meu humilíssimo site! :)

Não repare o espaço que anda lotado de mim. É que a última reforma gráfica que fiz no Contoaberto.org, foi também uma reforma de princípios, e, portanto, passando a adotar a licença Creative Commons fui obrigado a retirar o conteúdo anteriormente abrigado por lá. Deixei apenas meus textos, e pedi aos autores que me autorizassem a publicação, se fosse o caso. Como ainda não recebi resposta (seja por desleixo, por descado ou desatenção), sigo com minhas parcas coisas.

É difícil também manter um bom nível sendo uma pequena iniciativa. É difícil angariar participantes (vide a Wiki às moscas). É difícil não poder publicar meus mais recentes textos, porque concursos e afins os querem inéditos. E, sobretudo, é difícil viver do que se gosta! hehe. Mas tamos aí, contra todas as "dificulidades".

Vou explorar um pouquinho mais o Caderno do Cluracão também! Valeu! Obrigadíssimo... Abração.

3/01/2007 04:33:00 PM  
Blogger Daniel Duende said...

Ora ora, o que é isso meu caríssimo Viktor. Sua "pequena iniciativa" é mesmo fantástica, e eu teria grande prazer em contribuir com ela. Ando com a vida corrida demais para dar a devida atenção aos meus projetos literários, que esperam por mim chamando baixinho na minha pasta de escritos do computador. Mas tão logo tiver algo mais a publicar, envio para você também. Por sinal, se não se importar, dou sinal verde para a republicação de qualquer coisa que eu já tenha publicado também no Overmundo. Imagino que prefira aqueles que ainda são inéditos, mas sou um bocado chato com meus novos escritos (e levo meses burilando-os), portanto boa parte da minha publicação atual é o que considero "aproveitável" de meu material de 2004 ou antes.

E tens toda a razão. É uma grande luta se viver com poesia, daquilo que se gosta. Mas a gente tenta, pois a vida é muito preciosa para não se tentar fazer o máximo dela.


Abraços apertados do Verde.

3/01/2007 05:32:00 PM  
Blogger Daniel Duende said...

Aproveito a oportunidade para dizer que és mais do que bem vindo a explorar o Caderno do Cluracão ou o Alriada Express (que tem quase 5 anos de arquivos com algumas pérolas em meio a muito lixo).

Abraços do Verde.

3/01/2007 05:35:00 PM  

Postar um comentário

<< Home