6 de jun. de 2007

Quem aparece no romance brasileiro?

O Roberto Romano Taddei (rrtaddei) publicou em seu à guisa de blogue um post sobre a interessante pesquisa da Regina Dalcastagnè, do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília, sobre os personagens de romances brasileiros. A pesquisa compara os personagens de romances escritos entre 1965-1979 e 1980-2004, analisando sexo dos autores, cor e classe sexual das personagens, opção sexual das mesmas (personagens, não autores), e coisas do gênero. Vale a pena dar uma olhada.

Por falar nisso, o Taddei tem publicado muita coisa bacana. Tenho que me debruçar depois a pinçar mais umas coisas legais dele.

p.s. por falar em "muita coisa bacana", estou devendo mesmo um eco para este post aqui.


UPDATE:
O sapeca do Roberto Taddei resolveu unificar seus dois blogs em um terceiro blog (http://rrtaddei.wordpress.com/), e agora o link do post citado na matéria acima é este aqui.

Marcadores: , , , , ,

2 Comments:

Blogger Raphael said...

Olá Daniel ... está linkado no memórias mal feitas ... agora não tem mais como negar que passou por lá.

Parabéns pela sua disciplina de escritor ... te invejo por isso, inveja boa, claro, mas é que me dá uma preguiça reunir tudo que já escrevi ...

Não escrevo no computador, gosto de usar caderninhos, assim como esse da foto. Depois para digitar, parece que vira um tormento!

É quase como se tivesse que rolar uma pedra maior que eu, por uma daquelas rampas que usavam no antigo Egito para construir as pirâmides.

Sem contar que mudo tudo no processo Tilibra-computador ... daí vou desistindo ... posto as coisas fáceis tipo, Control+C, Control+V, e o Blog vai se atualizando até eu tomar coragem, acompanhado, claro, de uma boa xícara de café, madrugada adentro...

6/06/2007 04:50:00 PM  
Blogger Daniel Duende said...

Ora, meu caro cara Raphael, sei bem como são estas coisas. Acho inusitado que me elogiem a disciplina -- justo eu que me considero tão indisciplinado, e não sem bons motivos -- mas agradeço mesmo assim pelo elogio :D

Por vezes até mesmo a tarefa simples de atualizar o blogue me parece penosa, tamanha a preguiça que me acomete com seus roliços e titânicos braços. Sou um escritor preguiçoso, confesso, daqueles que prepara um café a cada 2 frases, e pensa que é hora de fazer outra coisa depois do quinto cafezinho. :)

Tenho também meus escritos de caderneta. Chamo-os de "pobres escritos condenados a nunca serem postados", por motivos similares aos que apresentaste.

Obrigado pelo link e pelo adorável comentário. :)

Abraços do Verde.

6/07/2007 01:53:00 AM  

Postar um comentário

<< Home